Município promove projeto “Sabores do Nosso Mundo – Inclusão Sustentável”
O projeto “Sabores do Nosso Mundo – Inclusão Sustentável” visa trabalhar a integração social de alunos oriundos de outros países a viver em Soure, através do enfoque na cultura, tradições e gastronomia desses mesmos países, com a participação ativa de alunos e suas famílias e, ainda, os professores e todo o pessoal auxiliar que trabalha nas escolas. O projeto foi implementado, de forma experimental, em três escolas, localizadas em pontos distintos do Concelho e abrangendo alunos dos 3 aos 18 anos.
Além de estimular o contacto com outras culturas e sabores, esta iniciativa pretende ser um incentivo à partilha, à tolerância e ao respeito pela diversidade cultural, para a inclusão social, assente numa cultura de igualdade de oportunidades e na promoção de uma educação multicultural/intercultural e, ainda, fomentar o sentido de pertença a uma comunidade, promoção de autoestima e autoconfiança, abertura à experimentação, combate ao preconceito e aceitação e valorização das diferenças como componentes enriquecedores.
Para o desenvolvimento deste programa, foi efetuado o levantamento dos diversos países de origem dos alunos que frequentavam os estabelecimentos de ensino participantes. Ao longo de cada mês são trabalhados vários aspetos relacionados com cada país, como os seus símbolos, costumes, música e património, culminando com uma refeição típica do país em causa, com o incentivo à partilha própria dos alunos oriundos dos países em causa.
Nestas escolas, os professores trabalharam sobre a temática cultural, património e curiosidades desses países. Este trabalho foi efetuado a vários níveis: nas aulas, através da pesquisa de particulares do país, incluindo o convite a familiares dos alunos e aos próprios alunos para partilharem características do seu país de origem e as suas histórias; e ainda, ao nível da gastronomia, através na confeção de uma refeição temática característica da país de proveniência.
Este projeto irá continuar a decorrer, com o intuito de se ir alargando gradualmente a todos os estabelecimentos escolares da responsabilidade do Município. Pretende-se, assim, chegar a todas as famílias, através de uma intervenção focada nas crianças e jovens, pois acreditamos que eles são um excelente veículo promotor da mudança e da tolerância.